sexta-feira, 1 de abril de 2011

EQUITAÇÃO FAIALENSE. Ao que vimos

A Equitação na ilha do Faial viveu, durante muitos anos, como um poldro (ou uma poldra, no caso) na pastagem. Há pouco menos de uma década, porém, tal como acontece com os poldros, iniciou-se no desbaste e no ensino. E é nessa fase que se encontra, porque um cavalo (ou uma égua, no caso), à semelhança do ser humano - principalmente de um cavaleiro -, todos os dias aprende!
A Associação Hípica Faialense e a empresa municipal Hortaludus, através do Centro Hípico do Capelo, foram as responsáveis pela viragem operada na Equitação faialense, que deixou de basear-se no empirismo para passar a ser uma atividade profissional e tecnicamente apoiada e desenvolvida.
Depressa e bem não faz ninguém, diz o povo, mas o adágio ainda é mais verdadeiro quando aplicado à Equitação. Todavia, no Faial, a Equitação obteve, num curto espaço de tempo, bons resultados, que são reconhecidos a nível da Região e também do País e, mesmo, além fronteiras.
É para acompanhar este trabalho e esta evolução que o blogue EQUITAÇÃO FAIALENSE surgiu.
Publicar informação sobre os cavalos e os cavaleiros faialenses, sejam eles atletas formados no Centro Hípico do Capelo, sejam tão-somente amantes desta atividade, nas diversas formas que essa relação se estabelece, é, também, a razão desta iniciativa.